terça-feira, 11 de agosto de 2020

O mundo chora

 Hoje não quero razão, não quero certezas, meu peito está repleto de dúvidas. 

Incertezas me rodeiam a mente, o que crer?

Onde eu estava que não te estendi a mão?

O que se passa no íntimo de quem tira a própria vida?

Até que ponto o ser humano é capaz de suportar a dor de uma perda?

O que a depressão, ansiedade ou medo pode fazer com a vida de uma pessoa?

Eu hoje perdi uma pessoa amiga por suicídio e fico me perguntando o que levou esta pessoa a tirar a sua própria vida.

Me sinto incapaz, me sinto culpada por não ter sabido que estava doente ou que precisava de ajuda. Queria poder voltar o tempo poder trazer de volta e quem sabe conseguir ajudar, escutar, saber o porquê. 

Hoje vejo que muitas pessoas bem sucedidas profissionalmente, com um padrão de vida bom e com muita vida pela frente cometem o suicídio e porque? O que lhes falta? Ou o que o dinheiro não comprou? Ou o que lhe sobrou?

A felicidade é efêmera e muitos não conseguem suportar isto, enquanto que a dor parece interminável. Hoje não consigo entender, talvez nunca vá entender certas coisas neste mundo.

Bombas atômicas, Auchivits, guerras químicas, terrorismo, doenças incuráveis, dores intermináveis, crianças sofrendo atrocidades que não consigo assimilar ou esquecer. 

Me sinto impotente, quantas vidas estão sendo perdidas neste momento, o mundo está doente.

O mundo pranteia a séculos e diante de tantas tecnologias e estudos o mundo continua a soluçar. 


O que mais está por vir?

Não é pessimismo não, é realismo.


Jussara Rocha Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário