domingo, 4 de abril de 2021

 Relatos de uma mãe 


Um dia me disseram seu filho não vai conseguir passar no exame de leitura, ele não fala direito, ele é surdo de um ouvido, tem limitações, blá, blá, blá...

Então ensinei meu filho a ler lábios, então a professora falou: -mas mãe e quando eu estiver de costas...

Quem sabe ele vai para a classe de surdos e mudos em outra escola? Eu recusei.

Meu filho não tinha um diagnóstico, naquela época pouco se falava em autismo e nem eu sabia o que era e nem tinha ouvido falar. Em minha simplicidade e ignorância resolvi que meu filho ia continuar estudando naquela escola e que iria aprender a ler. Sou mãe e mães nunca desistem.

Ele precisava de um fonoaudiólogo, na época o sus não disponibilizava e eu muito pobre não tinha condições para pagar.

Todos dias sentava meu filho em minha frente e ensinava a falar, foram dias difíceis, de dor e choro, e ele passou para segunda série com nota 100 no exame de leitura.

Este é um pequeno relato da mãe de um autista...


Você não me olha nos olhos,

Porque me olha com a alma...

Sou sua calma,

E você o azul da minha vida...

O quebra cabeça de uma jovem mãe,

Que só sabia o que era amar...

E que a diferença,

Só existe em quem se acha normal...

E o que é normal neste mundo de diferenças,

Você?

Eu?

Meu pequeno grande homem...

Quantas lutas vencemos juntos,

Hoje seu cabelo começa a grisalhar...

Você me desafiou e eu aceitei o desafio,

A minha mão ainda segura a tua...

E as tuas carregam meu coração. 


Jussara Rocha Souza


Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário