terça-feira, 18 de outubro de 2022

Eu tenho 60+

 Crônica



Eu não deixei de ser mulher por ter sessenta anos, estou diferente, hoje escolho o que posso e quero fazer com meu corpo.

Você irá me perguntar, principalmente as mais jovens, mas antes você não escolhia o que fazer com seu corpo? Fui criada em tempos diferentes e muitas vezes não pude escolher, cheguei a ter repulsa por sexo, por ser obrigada a manter relação sexual como obrigação por ser casada.

É menino os tempos mudaram, mas hoje ainda existem muitas mulheres subjugada, por companheiro, pais, religiões e preconceito.

Hoje ainda nos matam, agridem e fazem violência com nossas mulheres, no Brasil meninas são vendidas em troca de dinheiro ou mantimentos pelos próprios pais, muitas estão na prostituição, mas esta é só a ponta do iceberg, no mundo, mulheres são mortas por querer estudar, por usar roupas "inadequada" sendo dadas em casamento aos 10 anos, e a maioria morre por sofrer hemorragia no ato sexual ou ficam com problema nos órgãos reprodutores com sequelas para toda a vida.

Mas o que quero aqui falar é sobre a mudança que nós mulheres maduras estamos realizando em nossas vidas, eu uso cabelos grisalhos porque me deram a liberdade de não mais querer pintar, mas poderia usar a cor que me fizessem feliz, afinal os cabelos são meus.

Tenho certeza que muitas se identificarão comigo, que maridos nem reparam mais em suas lingeries e que o sexo passou a ser o trivial, mulheres não deixem por menos invista em si, compre lingeries que valorizem seus corpos, use cremes, se olhe no espelho e sorria, você está viva e não é por ele, é por você.

Os desejos podem ter mudado de intensidade, mas eles existem e você não pode morrer viva, nada tem de errado em se gostar, hoje somos mais fortes, mais independente, idade passou a ser um detalhe, tenho sessenta e um anos, tenho sonhos, planos, desejos e o melhor estou viva.

Me gosto, gosto que vejo no espelho, porque minha beleza vem de um interior que trabalhou muito em defesa da autoestima, minhas cicatrizes se transformaram em raízes fortes e verdes, e pasmem, aos sessenta estão dando flores, e a cada dia brota mais e mais.


Jussara Rocha Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário