segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Serei eu uma bruxa?


 Crônica 

Serei eu uma bruxa?

Meu avô materno era um mestre na arte de curar, tinha conhecimento de ervas, chás, unguentos. Este conhecimento veio do povo cigano do qual era descendente. 

Lembrando do meu avô, me veio a mente as aulas de história e o Tribunal do "santo" ofício também conhecido como Inquisição, onde pessoas foram mortas(sendo a maioria mulher) por discordar ou ter pensamentos diferentes da igreja católica. 

E foi a partir deste momento que as bruxas foram criadas como seres malévolos, com verrugas na ponta do nariz capazes de matar com seus feitiços diabólicos, colocaram terror no povo a fim de instigar uma matança em massa.

Mulheres foram queimadas vivas, vítimas das maiores atrocidades, e quem eram estas mulheres? Geralmente mulheres do povo, de condição humilde, parteiras e com auto conhecimento em ervas, pomadas, médicas formadas em medicina popular ou tão somente por ter nascido bela e resistir a nobres e padres poderosos da época. 

Foram perseguidas e caladas, tirando dos mais necessitados a chance de ter um médico, foram mortas para não passarem seus conhecimentos ao próximo.  

Agora te pergunto serei eu uma bruxa? Porque tenho um canteiro de ervas e uso como chás, porque faço pastas e unguentos?

Será que o médico da unidade de saúde que me receitou vapor de tanchagem para sinusite tem parte com demônios e deve ser queimado vivo?

Será que a bela mulher que denunciou o político abusador deve ser morta a pedradas por ser uma bruxa malévola?

É, as bruxas andam soltas, cada dia mais interessantes, inteligentes e sem medo de denunciar.

Sem medo de usar seus poderes não só nos chás e unguentos, na infinidade de profissões que se propõe a fazer.

Hoje ainda existe muito inquisidores que matam, queimam e fazem as maiores atrocidades com nós mulheres, usando as mais baixas desculpas, se é que existe alguma para continuar nos matando.

Sou descendente de um "bruxo" se assim quiserem denominar a medicina popular e como ele acredito no poder das ervas, porque se Deus as criou era para fazer o melhor uso das mesmas.

Sou cristã e isto não me impede de usa-las, se ser mulher e não aceitar uma sociedade com pensamentos medievais e intolerante então sou Bruxa com muito orgulho.


Jussara Rocha Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário