quarta-feira, 12 de abril de 2023

Por onde andará Marias

 Mini conto


Quando o inverno branqueou de flocos de neve seus cabelos não era assim tão idosa, costumava dizer a todos, que era porque não gostava de verão e que Deus tinha colocado flocos de neve para assim aliviar o calorão.

Então abria um sorriso largo e continuava seu caminho, Maria era muito misteriosa apesar de amistosa e gentil com todos, chegou ao vilarejo há muitos anos atrás, trazia uma pequena bolsa e uma carta de recomendação.

Logo começou a trabalhar em um comércio local, sua simpatia e gentileza foi conquistando a todos, clientes, patrões e a vizinhança, mas nunca ninguém soube de onde viera ou se tinha família.

Estes assuntos eram proibidos para Maria, o tempo passou, como todo ser humano envelheceu, aposentada hoje anda pela cidade a conversar com todos, alimenta animais de rua, cuida do jardim e sorri, sorri como se o seu sorriso fosse sua verdadeira identidade.

Hoje porém Maria não apareceu na padaria, não alimentou os animais e nem tão pouco saiu para seu passeio matinal, preocupados os vizinhos foram até sua casa, ela havia desaparecido, como fumaça no ar Maria evaporou.

Por onde andará Maria?

Passado os dias o povo começou a achar que tinha alguma história misteriosa sobre a mulher, então a cada pessoa que era perguntada sobre Maria uma nova história era contada, então Maria virou lenda do sertão, seria ela a mulher de Lampião, uma espiã russa, uma rica socialaite que fugiu de sua mansão?

Será que Maria não era Maria? Ou Maria só quis viajar e para o Polo Norte foi seu cabelo nevar, aqui em minha rua vejo idas e vindas de muitas Marias, sem familiares, sem teto, sem chão, mas quase sempre carregam histórias de dor e solidão.

A maioria tem cabelos nevados, riscos profundos em sua feição, carregam sacos de latinhas, retalhos de emoção, choram por alguns que ficaram pelo caminho, são muitas Marias que  esquentam a neve de seus cabelos com uma garrafa de cachaça e folhas de papelão.


Jussara Rocha Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário